Artesãos amazonenses que participam como expositores da I Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM) acreditam que a presença deles no evento é uma forma de alavancar seus negócios, aumentando seus clientes e fazendo com que seus produtos sejam conhecidos pelo público local e  pelos visitantes de outros Estados.

A artesã e empreendedora Maria Rocineida da Silva, da Art Floresta, destacou que participar da Feira é uma grande oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido no Amazonas há mais de 20 anos. “Às vezes a pessoa fala assim: Ah, eu não vou por que aqui o pessoal não valoriza, mas para mim é muito importante participar, faço vários contatos, as pessoas vêm aqui conhecer e depois me ligam, fazem encomendas, inclusive, hoje eu atendi gente que não era daqui”, comentou.

Rocineide também frisou que espera que a fesPIM se consolide como um evento anual para que beneficie os empreendedores amazonenses, principalmente os artesãos, que produzem produtos únicos para todo o país. A artesã trabalha com sementes de tucumã, escama de pirarucu, madeira, fibra de de tucumã e outros produtos que dão origem a colares, braceletes, colares de mesas, dentre outros materiais.

Outro artesão que participa do evento é o empresário Fábio Silva, da Amigos da Floresta, Turismo e Gastronomia, que acumula 12 anos de experiência como chefe de cozinha e 30 anos como guia de turismo. A empresa de Fábio produz alimentos regionais de raízes saudáveis e sustentáveis, como geleias, conservas, patês, farinhas, sorvetes e azeites, açaí de manejo e café oriundo de plantação na floresta.

Para a artesã Sebastiana da Silva, da Imagine e Print, que produz bottons, canecas, luminárias e quadros produzidos com materiais reaproveitados, participar do evento é tornar a sua empresa mais conhecida. “A empresa existe há oito meses e estar está aqui é uma oportunidade para tornar meu empreendimento mais conhecido tanto para o público interno, como para o de fora. Hoje já fiz várias vendas para o público que veio de outro lugar”, disse a artesã.