A Coca-Cola Brasil que atua no país há 77 anos e no Amazonas há 29 anos, é uma das empresas parceiras na realização da I Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM) , que acontece no período de 27 a 29 de novembro, no Stúdio 5. A empresa tem desempenhado um papel fundamental em busca de ações sustentáveis que ao mesmo tempo beneficiam milhares de famílias no interior do Amazonas, por meio da geração de emprego e renda.

De acordo com informações oficiais no site da Coca-Cola, a Recofarma gera no estado atualmente pelo menos 11 mil empregos diretos e indiretos. O trabalho na região contribui diretamente com a agricultura familiar de 12 municípios amazonenses, de onde provém a metade do fornecimento de guaraná para produção da companhia, além de fortalecer o trabalho de pequenos produtores e cooperativas.

Como parte do seu compromisso com iniciativas sustentáveis, a empresa apoia o Programa Bolsa Floresta da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que beneficia 40 mil pessoas da Amazônia desde 2009. O programa reduziu 75% do desmatamento de áreas mapeadas, com a garantia de renda para os participantes.

Desde 2016, a companhia desenvolve o Programa Olhos da Floresta em parceria com a Ong Imaflora, que oferece apoio técnico à agricultura familiar para a adoção dos chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs). Ainda segundo informações que podem ser consultadas no site da empresa, até 2020, 350 famílias amazonenses que produzem o guaraná comprado pela empresa serão beneficiadas. A cadeia do açaí também foi fortalecida nos últimos quatro anos, por meio das cooperativas, fazendo com que boas práticas de manejos fossem incentivadas.

Embalagens retornáveis
Desde 2016, a empresa tem investido nas embalagens retornáveis com o intuito de oferecer um produto mais acessível aos consumidores, com a mesma qualidade, e reduzindo o impacto socioambiental. O investimento total é de R$ 1,6 bilhão até o ano de 2020.

A companhia pretende até 2030, ajudar a coletar e reciclar o equivalente em peso a tudo que vende. É o compromisso global assumido em 2018, por nome “Um Mundo Sem Resíduos” (WWW, ou World Without Waste). Além de outros projetos assumidos pela empresa como o programa Água+ Acesso, que reúne empresas, institutos e organizações da sociedade civil que, juntos, trabalham buscando soluções para ampliar o número de brasileiros que têm acesso a água tratada, dentre outros.

Curiosidade
A Coca-Cola é a única empresa de bebidas com guaraná do Amazonas 100% certificado e já completou duas décadas de parceria com o Festival de Parintins, que completou este ano 54 de existência.