Divulgação/Suframa

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. será mais uma das grandes empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) a marcar presença na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM 2023), que ocorre no período de 7 a 9 de novembro, em Brasília. A participação no evento, que é promovido pela Suframa em parceria com o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), foi confirmada nesta quarta-feira (20), durante visita do superintendente Bosco Saraiva e equipe técnica da Autarquia, à fábrica localizada no Distrito Industrial 1, zona Sul.

Esta foi a segunda vez em menos de um mês que a Suframa se reuniu com a direção da Yamaha, como forma de estreitar as relações institucionais entre as duas organizações. A anterior, ocorrida em 8 de setembro, fez parte do projeto Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA), quando quatro discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conheceram o funcionamento da fábrica, por meio da intermediação feita pela Suframa.

A FesPIM será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, numa mega estrutura com pavilhão de exposições, onde serão montados os stands, uma praça de alimentação, um auditório para 400 pessoas, sala de imprensa, sala VIP para convidados, espaço para podcasts, entre outras áreas. Mais de 20 mil pessoas são esperadas no evento, durante os três dias de feira. “Confirmamos nossa participação, pois consideramos a missão importantíssima e queremos socializar isso com a comunidade”, afirmou o Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço.

Além de Rafael, representaram a empresa na reunião com a Suframa o diretor Industrial, Nobuo Miki, que é amazonense, o coordenador de Relações Institucionais, Tiago Muzilli, e a supervisora fiscal, Ana Luíza Gerlach.

Bosco Saraiva destacou o trabalho consolidado da Yamaha ao longo dos anos e ressaltou a importância de mostrar, para o Brasil, o que é produzido no PIM e que tem a “cara da Amazônia”. “É uma das empresas pioneiras em tecnologia consolidada, um patrimônio da Zona Franca de Manaus que passou por todos os temporais, e olha que não foram poucos, mas que hoje está cada vez mais sólida”, observou o superintendente, que esteve acompanhado do superintendente Adjunto Executivo, Frederico Aguiar; do superintendente Adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; e dos assessores técnicos José Marques e Ozenas Maciel.

Também foram tratados na reunião, assuntos como exportações e a possibilidade de participação do superintendente Bosco Saraiva em alguma das próximas edições do projeto Zona Franca de Portas Abertas, realizadas no chão de fábrica da Yamaha.

Desde 1970

A Yamaha está no Brasil desde 1970, instalada primeiramente na cidade paulista de Guarulhos. Na ZFM, já como Yamaha Motor da Amazônia, deu início às atividades em 1985, sendo uma das primeiras fabricas do PIM.

A empresa atua com cerca de 3.200 colaboradores diretos e quase mil terceirizados, distribuídos em dois turnos e três turnos.

Além de produzir motocicletas, também é a única montadora de motor de popa no Brasil. A produção mensal é de aproximadamente 650 motores de popa e de 22 mil a 24 mil motos.

Informações: imprensa@suframa.gov.br